Menos de 16% dos piauienses aptos tomaram a 2ª dose de reforço contra a Covid-19 no estado. A vacinação é o principal meio de prevenção contra a doença, assim como o uso de máscaras. A situação preocupa porque os casos de Covid tiveram um aumento de mais de 1.800% de casos no mês de junho.

Os índices de vacinação de primeira e segunda doses são satisfatórios, estando acima dos 95%. Contudo, a partir da dose se reforço, o piauiense “relaxou”.

Atualmente, o estado é um dos dois, ao lado do Amazonas, que está aplicando a segunda dose de reforço para pessoas a partir dos 18 anos. A aplicação no Piauí iniciou em maio de 2022.

Percentual de vacinação por dose

  • 101,85 % da população elegível geral tomou a primeira dose
  • 94,95% tomou a segunda dose
  • 73,42% tomou a dose 1 de reforço
  • 15,82% tomou a dose 2 de reforço

 

Aumento de casos e mortes

 

É possível ver claramente o resultado disso: a mortes aumentaram entre pessoas mais jovens, com maior incidência entre pessoas com média de idade de 55 a 60 anos. Em fevereiro, a média de idade das vítimas era de mais de 70 anos.

Os casos, que atingiam no máximo dois ou três registros por dia entre abril e maio, estão em mais de 200 por dia nos últimos dias se junho.

Diante da situação, o uso de máscaras voltou a ser obrigatório em espaços fechados, conforme decreto da governadora Regina Sousa (PT), de 15 de junho.

G1