Início Colunas Panorama: Zé e Gil entram na pré-campanha em ritmo de harmonia

Panorama: Zé e Gil entram na pré-campanha em ritmo de harmonia

Segundo uma fonte da coluna, a orientação do prefeito Gil Paraibano, para seus partidários é evitar qualquer tipo de mal-entendido com o grupo do ex-prefeito Zé Neri e do deputado Nerinho (PT).

Torcidas irmãs

Pelo visto, Paraibano deu a entender que a torcida do ex-secretário de Saúde e pré-candidato à deputado estadual, Aldo Gil, e do deputado Nerinho, tem torcidas irmãs.

Catequizados  

E até o momento, a recíproca tem sido verdadeira por parte do ex-prefeito Zé Neri e do deputado Nerinho. Conforme um seguidor fiel do romeiro, em seu catecismo está escrito que é proibido invadir terreno de Aldo Gil.

Sonhadores da paz  

O que se ouve de liderados dos dois grupos é que há até corrente de orações para que o resultado da eleição de outubro próximo mantenha este mesmo cenário. Dizem que tem deles fazendo promessas jurando cumprir as mais variadas penitências para que a conjuntura pós eleição possibilite a manutenção da harmonia entre Zé e Gil.   

Sonho dos que estão no sol

Os oposicionistas sonham com um possível rompimento entre os dois líderes políticos para o embate municipal. Mas segundo um leitor que possui livre trânsito nos dois grupos, é pouco provável que isso venha a ocorrer.

Indispostos

Um assíduo assistente das sessões da Câmara Municipal de Picos, fez uma observação em relação à bancada de oposição. Na visão do espectador, os vereadores oposicionistas andam meio indispostos durante as reuniões do parlamento. Mas afinal, o que estaria provocando o abatimento nestes parlamentares?

Matando saudades

O ex-prefeito Padre Walmir Lima (PT) esteve matando saudades do Palácio Coelho Rodrigues, sede do poder municipal. O ex-mandatário foi recebido pelo atual, Gil Paraibano. Walmir Lima esteva bastante sorridente e fez questão de cumprimentar todos servidores que encontrou, demostrando assim, que fez boas amizades nos seus seis anos no comando do executivo municipal.

Momento novo

O jovem empresário Jadyel Alencar (PV), também conhecido por “Jadyel da Jupi Alimentos”, vem ampliando o apoio de lideranças da região de Picos, à sua pré-candidatura à deputado federal pelo Estado do Piauí. O jovem é visto como símbolo de renovação na política piauiense e conta com o apoio de grandes nomes da política macrorregional. O empresário tem se encontrado com lideranças locais com frequência e ouvindo as demandas e sugestões de cada uma delas.

Deu o que falar

Um Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal de Picos, pelo vereador irmão Zé Luís (MDB) que institui o Dia Municipal do Caçador, Atirador e Colecionador desportivo (CAC), deu o que falar perante a comunidade.

Teve que se virar nos 30

Segundo o vereador, o que ocorreu foi pessoas que não conhecem o teor da proposta passaram a divulgá-la de forma desvirtuada. O abençoado, como também é conhecido, teve que se virar nos 30 para explicar o verdadeiro objetivo do projeto. Ele concedeu entrevista para diversos veículos de comunicação da cidade.

Alarme falso

Parece que foi alarme falso o zunzum que surgiu na cidade de que um vereador da bancada de oposição ao governo do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), iria aderir ao Palácio Coelho.

Maior cotação

O nome do vereador José Rinaldo Cabral Filho, “O Rinaldinho”, do MDB, foi o que pagou a maior cotação nas bancas de apostas. No entanto, o parlamentar garantiu a este colunista que no momento a possibilidade de ele aderir ao governo municipal é zero na tabela periódica da política picoense.

Focado

Ainda segundo o emedebista, se ele tivesse de subir a escadaria do Palácio Coelho Rodrigues, já teria subido, pois foi talvez o primeiro a ser procurado. Rinaldinho disse que seu projeto é: “Em 2024 adentrar no Palácio com Rafael Fonteles, na Assembleia Legislativa com o deputado Severo Eulálio e passar a frequentar o “Salão Nobre” da Câmara Federal na companhia do ex-secretário de saúde, Florentino Neto.

Embalou

A pré-candidatura do ex-secretário de Saúde, Aldo Gil (Progressistas), à deputado estadual cresce a cada semana. Até mesmo aqueles que apostavam que ele encontraria dificuldades para figurar na lista dos eleitos pelo partido ao qual Aldo é filiado, já admitem que o ex-gestor poderá ser um dos primeiros nomes mais bem posicionados da legenda quando os votos forem apurados.

Mudou de onda

O prefeito de Simões Zé Wlisses (Progressistas) deixou a onda azul para surfar na vermelha. O gestor oficializou apoio à chapa encabeçada pelo ex-secretário de Fazenda, Rafael Fonteles (PT), que disputa o Governo do Estado no pleito de outubro próximo.

Festança

O gestor irá pedir desfiliação do partido comandado nacionalmente pelo ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e se filiará ao PSD, comandado no estado do Piauí pelo deputado federal Júlio Cesar.  Zé Wlisses promoveu uma festa de arromba, literalmente falando, para receber o “menino de Lula” e a comitiva do chamado ‘time do povo’.

Rum, mas será mesmo?

Comenta-se à boca miúda que um outro prefeito de um município da região de Picos, também vai pular do barco progressistas. A coluna não tem ideia de quem seja, mas oferece uma cocada para quem repassar uma pista sobre a identidade do suposto adesionista.

Acelerando o ritmo 

O pré-candidato à deputado estadual, o médico neurologista Gutemberg Rocha (MDB), vem intensificando as atividades de pré-campanha na caminhada rumo à Assembleia Legislativa do Piauí. Recentemente ele se reuniu com agropecuarista da região sul do estado para discutir propostas voltadas para o setor.