Os criadores de bovinos e bubalinos têm até esta sexta-feira (31) para vacinar o rebanho contra a febre aftosa. A campanha de vacinação teve início em 01 de junho e foi prorrogada até o final de julho por conta da pandemia do novo coronavírus.
Em Picos, funcionários da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) disponibilizaram seus telefones pessoais para que os criadores pudessem mandar os dados necessários após realizarem a imunização dos animais, para que os servidores pudessem dar início ao processo de certificação da vacinação, que poderá ser realizada até o dia 31 de agosto.
Em todos os momentos da aquisição da vacina nas revendas, durante a vacinação dos animais e na declaração da vacinação, os criadores devem ficar atentos às recomendações das autoridades sanitárias em manter o distanciamento, usar máscara e sempre lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, como forma de evitar a propagação do vírus da Covid-19 entre os servidores da Adapi e os produtores rurais.
O coordenador da Adapi de Picos, o médico veterinário Pedro Edilton, informou que as casas veterinárias autorizadas a fazerem a venda da vacina, também estão responsáveis por informar como os criadores devem proceder no envio das informações online, inclusive, à eles são informados os contatos disponíveis para o envio remoto.
A meta é que a cobertura vacinal alcance o percentual mínimo de 90% dos rebanhos bovinos e bubalinos do Piauí. Todos os animais deverão ser imunizados independente da faixa etária.
A vacina deste ano possui uma diferença em relação a anos anteriores. A dose, antes de cinco mililitros, agora é composta apenas por dois mililitros.
CONFIRA A ENTREVISTA COM EDILTON PEDRO