Início Destaque Detento é encontrado morto na penitenciária masculina de Picos

Detento é encontrado morto na penitenciária masculina de Picos

Penitenciária José de Deus Barros (Foto: Daniela Meneses)

Um presidiário que cumpria detenção na Penitenciária José de Deus Barros, em Picos, foi encontrado morto em sua cela nesta terça-feira (28). De acordo com o diretor da unidade, Sinval Hipólito, o mesmo – identificado como Sebastião – foi encontrado por seus colegas de cárcere ainda no início da manhã.

“Nós tomamos conhecimento ontem pela manhã, quando chamamos os quatro detentos que se encontravam na cela, para uma avaliação de saúde aqui na administração, e esse detento não acordou para tomar café. Os outros três o chamaram e perceberam que ele não estava reagindo, aí eles chamaram o policial penal, que foi até a cela, destravou os cadeados e tomaram conhecimento do óbito. Eu, de imediato, já mantive contato com a perícia, polícia civil, entramos em contato também com o Poder Judiciário e o Ministério Público”.

Segundo Sinval Hipólito, o detento já apresentava problemas de saúde há pelo menos dois anos e tinha crises epiléticas. “Ele tinha convulsões e utilizava medicamentos, os seus familiares sempre iam deixar medicamentos. Ele já teve várias crises, dezenas de crises, e quando foi agora, na segunda para terça-feira, deve ter acontecido pela madrugada, onde os três detentos que conviviam com o Sebastião, na mesma cela, eles não perceberam e quando foram tomar o café, viram que ele já estava sem vida”.

Sebastião estava preso há mais de dois anos na penitenciária masculina de Picos. O diretor do presídio disse que ele, constantemente, era levado para salas na administração para ficar em observação devido suas crises convulsivas.

Sinval lamentou a morte do preso e destacou que o mesmo, semanalmente, recebia atendimento médico, mas infelizmente chegou a falecer dentro do presídio.