A Secretaria de Saúde de Picos recebeu do Ministério da Saúde um recurso de R$ 1.678, 886,37, para auxiliar no enfrentamento ao coronavírus. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Júnior Santos, esse recurso é destinado à ações de MAC –média e alta complexidade – e já está na conta do município. O valor será utilizado para estruturar o Centro Integrado de Especialidades Médicas de Picos.
“Esse recurso tem que ser empregado exclusivamente para a covid-19, então vamos fazer isso com muita responsabilidade, muita dedicação e parceria com o Governo do Estado, através do Hospital Regional, para que a gente utilize esse recurso da melhor maneira possível, para que a população sinta os efeitos da chegada desses recursos aqui na cidade o mais rápido possível […]. É um recurso único e vamos trabalhar para que nesses três meses Picos tenha condições ideais para receber um possível surto que venha acometer a nossa população”, disse.
O diretor técnico do CIEM, Pascoal Gomes, falou que a ajuda financeira será direcionada à realização de consultas, exames, testes rápidos e EPIs (equipamentos de proteção individual) e ainda na estruturação do SAMU, CIEM e Hospital Regional.
“O recurso mac é isso, média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar. Estamos reunidos com todo corpo técnico da Secretaria de Saúde, sentaremos com o Hospital Regional para discutirmos a melhor forma, a mais rápida e viável para fazer a aplicação desse recurso”, acrescentou.
Testes
Na ocasião, Júnior Santos falou sobre a disponibilidade de teste rápido em Picos.
“Nós estamos esperando chegarem os testes, quem está realizando todos hoje é o Hospital Regional, que colhe e manda para Teresina fazer, na realidade não é o teste rápido, é o PCR, que é a metodologia que é feita em Teresina, que é bem mais preciso do que o teste rápido. E está chegando também o teste rápido para o Hospital Regional, que é essa demanda que o Ministério da Saúde está enviando para o estado. Então estamos aguardando a chegada, e a gente espera que venha mais testes de doação do Ministério da Saúde aqui para o município. A gente juntando com esses 3.500 (três mil e quinhentos testes) que é uma quantidade que a gente está comprando, com testes que venham do Ministério da Saúde, com certeza a gente vai conseguir atender uma boa parte da população”, explicou.
O secretário informou ainda que a prioridade de realização dos testes para o Covid-19 são profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus e pessoas que apresentam sintomas da doença.