O Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis (CTA) de Picos, registrou entre os meses de janeiro e outubro de 2019, 149 casos de sífilis, uma doença infecciosa transmitida pela bactéria Treponema pallidum, sua principal fonte de transmissão é por meio do sexo desprotegido.
Segundo a coordenadora do CTA, Isabel Fontes, nos últimos anos, a sífilis vem chamando atenção devido ao elevado número de casos. A coordenadora explica que a doença muitas vezes não apresenta sinais e sintomas, ou seja, a pessoa tem a infecção e não sabe.
“ O importante é a pessoas vir fazer o teste. Nossa campanha esse ano é “Faça o teste de sífilis você pode ter e não saber”, disse.
A coordenadora acrescenta que o aumento da sífilis entre os jovens picoenses tem causado grande preocupação. “ A gente alerta a população com relação a essa infecção que tem aumentado muito nos últimos meses aqui mesmo em Picos, já foram diagnosticados 149 casos”.
Questionamos a coordenadora para saber em qual faixa etária o órgão observou que houve um aumento, ela relata que os jovens de 20 a 45 anos. “ No geral são jovens de 20 até 45 anos”.
Para a coordenadora, as pessoas estão se preocupando mais em fazer os exames preventivos devido as palestras e divulgações que o órgão vem fazendo para conscientizar.
Isabel ressalta que as pessoas podem estar procurando o CTA para realização de testes rápidos de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A avaliação é gratuita, qualquer pessoa pode fazer. É necessário levar o cartão do SUS e um documento de identificação para estar realizando o exame. O CTA disponibiliza diariamente preservativos para a população.
Confira a entrevista
Isabel Fontes