Início Destaque CTA de Picos suspende atividades, mas mantém atendimento emergencial

CTA de Picos suspende atividades, mas mantém atendimento emergencial

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos suspendeu as atividades durante o período determinado para a manutenção do isolamento social.

A coordenadora do centro, Izabel Fontes, fala que o órgão está fechado para atendimento presencial, mas presta os serviços obrigatórios, que são a entrega de medicamentos para as pessoas que fazem tratamento para doenças sexualmente transmissíveis e ainda exames profiláticos de emergência.

“Assim como os demais órgãos, a gente também fechou por conta dessa pandemia do Covid-19, e também para ter o isolamento social e não ter aglomerações, mas a gente garantiu a realização de exames nos pacientes que fazem tratamento, que no caso é o CD4, a carga viral , que já estava agendado, então a gente realizou esses exames, a gente foi e atendeu de um por um e também a gente está garantindo a dispensação da medicação, ou seja, dos antirretrovirais, para os pacientes já em tratamento”, explicou.

Isabel informou ainda que a equipe do CTA de Picos está de “sobreaviso”, para prestar atendimento caso ocorra alguma emergência.

“A equipe do CTA está de sobreaviso, se precisar vir, a gente vem, como eu precisei vir e o médico infectologista também, para fazer uma PREP, a profilaxia pós exposição, de uma pessoa do serviço de saúde que se contaminou, de outro município e veio, então a gente abriu o CTA, eu já fiz o teste rápido nela, a gente já entregou a medicação. A gente faz esse revezamento dos profissionais, dependendo da situação, para determinar qual profissional virá”, acrescentou.

O centro realiza ainda a entrega gratuita de preservativos masculinos e femininos, lubrificantes e folhetos informativos, com o fechamento da unidade, a distribuição está sendo feita nas unidades básicas de saúde dos bairros.

Dados  

Na ocasião, a coordenadora apresentou os números registrados de janeiro a março de casos de Aids, Sífilis e Hepatites .

08 casos de HIV – 05 em homens e 03 em mulheres;

18 casos de sífilis

02 casos de hepatite B e 04 de hepatite C

“Esses números chamam a atenção porque em três meses a gente já teve essa estatística”, avaliou a coordenadora.