Início Destaque CTA de Picos reduz ações do Dezembro Vermelho devido à pandemia

CTA de Picos reduz ações do Dezembro Vermelho devido à pandemia

CTA de Picos fica localizado na Cel Francisco Santos, Centro (Foto: Daniela Meneses)

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA) irá realizar no próximo dia 11, uma ação alusiva ao Dezembro Vermelho. O objetivo é chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, este ano as ações foram reduzidas e se limitam à entrega de panfletos informativos, entrega de preservativos masculinos e femininos e ainda a realização de testes rápidos, que acontecem em frente ao CTA. Em anos anteriores o centro contava com palestras, visitas à instituições e testagem em massa em locais públicos, como praças, por exemplo.

A coordenadora do centro, Isabel Fontes, falou da importância de realizar o teste de HIV e outras doenças infectocontagiosas, que é feito pelo CTA de Picos.

Coordenadora do CTA de Picos, Isabel Fontes. (Foto: Daniela Meneses)

“Nós estamos com uma programação bem tímida por conta da pandemia, mas no dia 11, a gente vai estar aqui, em frente ao CTA, realizando testes rápidos. Os testes serão feitos na polpa digital (com amostras de fluido oral) e sairão os resultados em 05 ou 10 minutos. Nós estaremos distribuindo panfletos e também fazendo orientações de como se prevenir para não contrair o HIV, que é o vírus que causa a aids, por isso a importância de estar fazendo a testagem, porque sendo diagnosticado, você já inicia o tratamento, também aqui no CTA. Toda medicação, todos os antirretrovirais, a gente disponibiliza aqui no CTA. Isso é importante para que essa carga viral não aumente e você não venha a ter doenças oportunistas. Você vai estar com vírus, mas vai chegar o momento, se você fizer o tratamento direitinho, essa carga vai ser indetectável, ou seja, o risco de transmissão é mínima”, explicou.

O ‘Dia D’ do Dezembro Vermelho em Picos, será a próxima sexta-feira (11). Equipes da unidade de saúde ficarão na parte externa do centro para atender a população no período da manhã. O CTA fica localizado na Rua Cel. Francisco Santos, 82, Centro.