A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos, Isabel Fontes, informou a nossa reportagem que nesses dias que antecedem o Carnaval houve um aumento considerável na procura por preservativos e na realização de exames. No local são realizados exames para HIV, sífilis e hepatites virais (B e C).

“ Essa procura tem aumentando inclusive até essas pessoas que organizam os blocos então vindo aqui pra tá levando preservativos e panfletos”.

Isabel explica que o órgão realiza ações preventivas dentro e fora da unidade de saúde.  “A gente já começou as ações. E agora no carnaval vamos realizar uma ação com a PRF e também vamos está no corredor da folia”.

Ela reforça a necessidade de fazer a testagem rápida de HIV/Aids, hepatite e sífilis no CTA e usar sempre o preservativo. Segundo ela caso o folião que se expôs a alguma situação de risco durante o Carnaval precisa realizar o procedimento.

“ Já estar como os preservativos, pois a prevenção é a melhor forma de prevenir tanto o HIV como todas as outras infecções sexualmente transmissível esse kit você tem que leva em os dias do Carnaval, e também vamos está disponibilizando na barraca é só pegar”, disse.

Confira a entrevista

Isabel Fontes