Início Destaque Sessão solene marca comemoração dos 70 anos de fundação do Ginásio Marcos...

Sessão solene marca comemoração dos 70 anos de fundação do Ginásio Marcos Parente

Sessão solene em homenagem aos 70 anos do Ginásio Marcos Parente / Foto: José Maria Barros

Uma sessão solene realizada na noite desta quarta-feira, 7, na Câmara de Vereadores de Picos, marcou a comemoração dos 70 anos de fundação do Ginásio Estadual Marcos Parente.

Segundo o historiador Higo Meneses, hoje denominado de Centro Estadual de Tempo Integral Marcos Parente, o ginásio foi fundado no final dos anos 1940 e instalado oficialmente em 9 de março de 1950 no auditório do Grupo Escolar Coelho Rodrigues, cujo prédio fica situado na rua Monsenhor Hipólito.

Historiador Higo Menezes/Foto: José Maria Barros.

Nos anos 2000 esse imóvel abrigou a 9ª Gerência Regional de Educação, mas há mais de três anos o prédio está abandonado e parte de sua estrutura já desabou por completo.

Prédio onde o ginásio funcionou pela primeira vez está abandonado/Foto: José Maria Barros.

Sessão solene

A sessão solene contou com a presença de vereadores, diretores e ex-diretores da escola, alunos e ex-alunos que lotaram as galerias da Câmara Municipal de Picos.

Público lotou as galerias da Câmara de Picos/Foto: José Maria Barros.

Na oportunidade, foi feita a entrega de certificado de honra ao mérito a pessoas que colaboram com o Ginásio Marcos Parente. Dentre os homenageados Hélio das Chagas Leitão, in memoriam, autor do Projeto de Lei que criou o ginásio; ex-secretária da escola, Adelina Leopoldo Leis; ex-professora, Maria Oneide Fialho Rocha; ex-secretária, Ângela Diana Oliveira Leopoldo e ex-diretora, Gilvanda Carvalho.

Entrega de certificados/Foto: José Maria Barros.

Programação

A programação do 70º aniversário da escola começou às 7h30 desta quarta-feira, 7 de agosto, com uma caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade. As 19h, aconteceu à sessão solene na Câmara Municipal de Picos.

Mesa de honra/Foto: José Maria Barros.

No dia 12, às 18 horas, abertura oficial seguida de lançamento das produções textuais dos alunos da escola, dentre as quais livro e jornal. Na terça-feira, 13, das 8h às 11h e das 13h às 19h, Exposição Histórica do Centro Estadual de Ensino Integral Marcos Parente e visita aos stands nas salas de aula.

Ex-alunos com fardamento antigo/Foto: José Maria Barros.

No dia 14 de agosto, às 19 horas, escolha da Miss e do Mister Ceti Marcos Parente e, em seguida encerramento com festa dançante.

Sessão solene reuniu público expressivo/Foto: José Maria Barros.
Fachada do Gináiso Marcos Parente, em Picos/Foto: José Maria Barros.

Matéria publicada originalmente pelo GP1

Por José Maria Barros