Início Destaque Dirigente do MPA de Picos é recebe prêmio “Mulher de Destaque” na...

Dirigente do MPA de Picos é recebe prêmio “Mulher de Destaque” na Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí- ALEPI, realizou na manhã de ontem (11), em Teresina, sessão solene para entrega do prêmio “Mulher de Destaque” que homenageou 30 mulheres piauienses.

E entre elas, foi homenageada Maria Kazé, dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), graduada em Agronomia, mestre em Geografia. Sua indicação ao prêmio foi dada pelo deputado estadual do PT, Francisco Limma, que justificou a honraria “por ela ser uma mulher que luta por um Piauí melhor, um Brasil melhor, um mundo melhor”.

Também foram homenageadas, Assunção Aguiar, integrante do Movimento Coisa de Negro e Mazé Morais, diretora da CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura).

Maria Kazé, que estava no Encontro Nacional de Mulheres sem Terra em Brasília, no ultimo dia, (9), se deslocou até a Assembleia Legislativa, para receber a homenagem, na ocasião, ela se expressou através de um poema.

“Recebi em nome do campo, das águas, das florestas. Finalizando com a citação
Nunca estive só
Não estava só
Me acompanharam minha avó e minha mãe, a Iones, a Paula Adissi.
As indígenas, as negras sem terra, camponesas, assalariadas, ambulantes, empregadas domesticas, as vivas, as idas, as levadas e arrancadas de suas vidas.
Iansa, Nanan, Iemanjá , Oxum.
Viva a luta de todas nós”, concluiu a dirigente.

Por: Josefa Galvão