O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos, realizou na manhã desta quinta-feira (25) na Praça Felix Pacheco uma ação referente ao “ julho Amarelo”, o mês de julho é voltado para o controle das hepatites virais.

Segundo a coordenadora do órgão, Isabel Fontes, durante toda a manhã serão realizados testes rápidos de hepatite B e C, entrega de panfletos, kits com preservativos e conversas orientado as pessoas sobre a importância de usar preservativo e fazer o teste rápido.

“ Entrega de kits com preservativos E entrega de panfletoS com informação dessas doenças e aí os dois testes rápidos que são de hepatite B e hepatite C com o resultado em poucos minutos cerca de 7 ou 8 minutos a gente já está com esse resultado então o paciente já sai com o resultado em mãos”, disse.

No primeiro semestre de 2019 já foram diagnosticados 6 casos de hepatite B e 2 casos de hepatite C. Os números são muito preocupantes, especialmente porque a hepatite é uma doença que não aparece sintomas, o que dificulta o diagnóstico.

Hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas.

No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da hepatite C, seguido da hepatite B (21,8%). O país registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017. O SUS oferece tratamento para todos, independentemente do grau de lesão do fígado.

Confira a entrevista

Isabel Fontes