A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos, anuncia a programação da campanha Maio Amarelo. O projeto, de cunho internacional, pretende sensibilizar e educar condutores de veículos e sociedade em geral acerca de uma mobilidade urbana saudável e segura, visando a diminuição de acidentes.

“O objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público e sociedade civil. Pretende-se colocar em discussão a segurança viária, mobilizando todo o conjunto social. Para tanto, é necessário sair em campo, demonstrando na prática, aquilo que se pretende, que é a diminuição de acidentes no trânsito. Portanto, a secretaria de trânsito de Picos fará longa programação pública neste mês de maio para sensibilizar a sociedade local sobre o tema”, explica a coordenadora e trânsito picoense Talita Lima.

O ganho social do movimento, segundo Talita Lima, surge quando da afirmação de números estatísticos, pois as campanhas de educação e prevenção, de acordo com ela, auxiliam efetivamente na orientação da sociedade na busca por num comportamento saudável enquanto condutores de veículos ou não.

“Quanto mais as pessoas se conscientizam do seu papel de agente transformador no trânsito, da necessidade que elas têm de assumir essa necessidade para o outro, teremos então em números, ganho positivo. Essa é a intenção básica do projeto”, acrescenta Talita Lima.

O movimento

A campanha Maio amarelo e um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Desse modo, é fundamental colocar o tema em pauta junto à sociedade, visando estimular sua participação efetiva, além de empresas, governos e entidades.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

A ideia central é atuar em parceria visando a educação no trânsito, na busca pela redução de acidentes, sendo que a intenção se estende por todo o ano.

Programação do Maio Amarelo e Convite à sociedade: