O escritório do município de Picos-PI, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), está divulgando recomendações para evitar a contaminação da Peste Suína Clássica (PSC) e também os sintomas que os animais apresentam.

O médico veterinário da ADAPI de picos Edilton Pedro, esclareceu sobre os cuidados da ADAPI para evitar a proliferação da peste suína Clássica e impedir que chegue na região de Picos. “ Os procedimentos que nós estamos executando, é através da vigilância de barreira, visitas nas propriedades e nas feiras. Estamos orientando e proibindo à venda de animais, não só para estado do Piauí, mas do Piauí para outros estados, como também nas propriedade e municípios diferentes. O município de Picos ou outros, não poderá emitir o Guia de Trânsito Animal (GTA)”, disse o Veterinário.

O veterinário contou que já foram para o Banco do Nordeste , que é forte financiador através do agro amigo, que financiam grandes e pequenos animais. “ Os suínos é uma espécie que é muito financiada e pedimos que não seja financiado porque a ADAPI não pode e nem emite o Guia de Trânsito Animal (GTA), e é proibido o transito de animais suínos de uma propriedade para outra”, afirmou.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), estão realizando trabalhos de divulgação através da mídia, onde orienta os criadores que tenham cuidados com a peste Suína Clássica, ao comprar amimais ou fazer a transição dos mesmo de uma propriedade para outra. Estamos com o trabalho de visitar propriedade de criadores novos de suínos.

Edilton Pedro, pede que os criadores e a população fiquem atentos com os sintomas. ” Os animais presentam febre alta ; manchas avermelhada na pele ; falta de coordenação motora; orelhas e articulações azuladas; vômitos, diarreia; falta de apetite; perda de peso ; eles ficam fracos, caindo as pernas; esterilidade e abortos e os animais ficam sempre amontoados com os outros por causa da febre; apresentam secreção nasal; começa a sair as remelas nos olhos, tipo conjuntivite. Os mais jovens levam à morte rápido porque são menos resistentes ”, explicou .

O médico veterinário, orienta ainda os criadores à procurarem o escritório da ADAPI do seu município, se caso diagnosticar alguns dos sintomas parecidos como esses que foram citados.” Procurem o escritório da ADAPI para que possam solicitar a visita dos veterinários até sua propriedade, e que possam fazer um diagnósticos mais seguro e providenciar coleta de material para exame laboratorial se houver necessidade”, finalizou.

Fala Piauí