Teve início em Picos, o II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido. A abertura do evento, que conta com cerca de 400 jovens de dez estados, contou com a presença de várias autoridades locais e estaduais, dentre elas, a vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, o escritor e teólogo, Leonardo Boff, além de representantes de entidades a nível mundial que fazem parte dos projetos desenvolvidos na região semiárida do Brasil.

Em seu pronunciamento, Regina Sousa lembrou e lamentou as tragédias ocorridas em algumas cidades do estado por conta da intensa incidência de chuvas, inclusive com vítimas fatais. Ela também lembrou da garra e determinação que os jovens, presentes no evento, devem ter em posse de si, para enfrentar os desafios impostos pela sociedade.

“Nós temos uma juventude sendo exterminada, principalmente a juventude negra. É da minha contra, mas é muito mais da conta de vocês. Nós temos as mulheres sendo assassinadas pelos companheiros, e a gente não pode ficar indiferentes nisso. A causa da gente não pode ser somente dó e medo. Tem que educar os irmãos, sobrinhos, crianças, para a não violência. Temos toda uma juventude querendo ser adultos leves e suaves, e não agressores”, disse Regina Sousa.

Esta grande mobilização jovem é uma realização do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Coordenadoria de Políticas para a Juventude (COJUV) e Projeto Viva o Semiárido em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), através do Programa Semear Internacional, com apoio de movimentos sociais.

O II Encontro de Jovens Rurais segue até o próximo domingo e acontece no Instituto Federal do Piauí, campus de Picos.