O mês de abril começou com ocorrência de chuvas diariamente, o que tem provocado alagamentos em ruas, rodovias e o aumento do nível do Rio Guaribas. A precipitação que ocorreu em Picos, durante toda a madrugada desta sexta-feira (05), registrou 29 milímetros. Este, somado aos demais dias do quarto mês do ano, já chega a 106mm no total.

“Tudo está dentro do que foi informado no início do ano, que deveríamos ter um inverno irregular por conta do mês de janeiro, que choveu apenas 68 milímetros e não foi o suficiente para investir nas plantações. Comprometeu de forma direta a agricultura”, explicou o coordenador do Instituto de Meteorologia em Picos, Eugênio Lopes.

As previsões meteorológicas já haviam indicado que as chuvas seriam mais intensas, frequentes e com maior distribuição a partir de fevereiro, seguindo por março e abril, o que já resultou em 562 mm praticamente nos primeiros três meses do ano e cinco dias de abril.

“É sem dúvidas, bastante satisfatório para a florada das abelhas, para as árvores frutíferas, pasto, e de suma importância também para o suprimento dos reservatórios de água, como o Rio Guaribas”, ressaltou Eugênio Lopes.

Confira a entrevista – Eugênio Lopes