Início Destaque Abrigo dos Idosos realiza coletiva de impressa para prestação de contas da...

Abrigo dos Idosos realiza coletiva de impressa para prestação de contas da gestão atual  

Na manhã desta quarta-feira (27) foi realizado no Abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho, em Picos, uma coletiva de imprensa. A coletiva deve como pautas principais as prestações de contas da gestão atual, nova eleições da diretoria e trabalhos e ações realizadas pela atual gestão.

O presidente do abrigo, Gabriel Albano, relatou as principais mudanças que a gestão está fazendo a frente da instituição.

“A gente fez uma prestação no sentindo financeiro dessa organização e fora isso na questão estrutural do abrigo, as reformas, as construções que fizemos os depósitos, a direção, coordenação, capela e a questão dos funcionários, a gente organizou a questão das carteiras, estão todos registrados diante do Mistério do Trabalho, esses foram os pontos que a gente queria fazer a prestação de contas”, explicou.

Gabriel Albano  explica como as pessoas podem fazer para se tornar sócio do abrigo. Na ocasião, o mesmo explicou que já foi lançado o edital para a escolha da nova diretoria que será no dia 14 de abril.

“Para se tornar sócio, basta procurar o abrigo e fazer um cadastro e você fica contribuindo mensalmente, isso lhe dá o direito de você votar e ser votado sempre nas eleições. Nós já lançamos o edital no dia 14,  até o dia 10, as chapas podem estar se escrevendo”, pontuou.

O advogado da instituição, Luiz Henrique Barros, contou quais foram as questões processuais ao assumir o abrigo.  Segundo o advogado, houve várias irregularidades, dentre elas, questões de contabilidades e questões legais dos funcionários.

“ O abrigo era mantido especialmente pelo aposento dos idosos, e boa parte desses trabalhadores que aqui tinha, entraram com ações trabalhistas na justiça e total de oito, dessas oito, setes foram sanadas […] Essas ações trabalhistas somente uma está em andamento e o mais importante é que nos colocamos a legalização dos demais trabalhadores que aqui estão”, conta.

O contador, Renato Moura Fé, explicou que quando iniciou os trabalhos no abrigo dos Idosos não foi encontrado documentos legais das prestações de contas, tributária e fiscal. Segundo ele, na gestão anterior, talvez não existia uma transparência.

“Quando nós iniciamos os trabalhos aqui no abrigo, o primeiro desafio foi iniciar e conhecer a realidade das prestações de contas, a realidade tributária e fiscal tendo em vista que a gente não encontrou nenhum documento para que trouxesse um embasamento legal. Então as gestões anteriores, o que se percebia é que talvez não houvesse uma transparência”, disse.

Confira as entrevistas

Renato Moura Fé

Gabriel Albano

Luiz Henrique Barros