Em homenagem a um ano da morte de Marielle Franco, várias cidades brasileiras realizam atos relembrando a vereadora. Na avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina, é possível ver um grande cartaz com o rosto de Marielle estampado e a frase ‘Marielle Vive’, estendida na Ponte Juscelino Kubitschek.

Pouco depois da 0h desta quinta-feira, 14 de março de 2019, Mônica Benício postou uma foto e um texto no Instagram homenageando Marielle Franco. Exato um ano depois da execução da vereadora e de seu motorista Anderson Gomes, a viúva escreveu que não há um dia em que ela não chore a morte da mulher e que espera que o dia seja repleto de pedidos de justiça pelas ruas.

 Ato em memória de Marielle na escadaria da Câmara de Vereadores — Foto: Narayanna Borges/GloboNews 

“Há 365 dias atrás nós dormimos abraçadas pela última vez. Desde então não teve uma noite sequer que eu não tenha sentido sua falta. Não teve uma manhã q eu não tenha chorado sua ausência. Tá muito difícil sem você! Mas hoje as ruas estarão cheias gritando seu nome, clamando por justiça, elevando aos céus muito amor pra você. Não há nada no mundo q eu deseje mais do que você estar em paz”, postou.

Mônica também falou sobre a vida do casal: “De todos os momentos do dia nosso consenso é que o melhor era deitar para ‘descansar’. Ficar agarradas de papo, falar do dia, dos sonhos, fazer cosquinha pra ouvir a gargalhada antes de dormir. Sexo. Massagem nos pés. A única regra era que não se podia dormir sem dar ‘beju’ de boa noite, mesmo se estivéssemos brigadas”.

Atos programados

Uma série de atos está programada para lembrar a data e para cobrar respostas – sobretudo sobre possíveis mandantes.

 Girassóis ornam dizeres na escadaria da Câmara de Vereadores do Rio — Foto: Narayanna Borges/GloboNews 

Às 8h, flores foram colocadas na Cinelândia, na frente do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara de Vereadores, onde Marielle trabalhava. Uma faixa amanheceu estendida na fachada do prédio. Manifestantes em pernas de pau cantaram ‘Juízo Final’, de Nelson Cavaquinho.

Às 9h, aconteceu uma manifestação silenciosa nas escadarias do Palácio Tiradentes, sede da Alerj, na Praça 15. Vão ser espalhados mais de 300 girassóis nos degraus da escada de acesso ao prédio e uma faixa escrito “Quem matou Marielle?” será estendida.

Às 10h, será celebrada uma missa pela memória de Marielle e Anderson, na Igreja da Candelária, presidida pelo cardeal-arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. Os pais de Marielle, Antônio Francisco e Marinete Francisco, devem participar.

Na parte da tarde, na Cinelândia, ás 14hs, acontecerá um ato público na porta da Câmara dos Vereadores, com uma aula pública. No fim do dia, por volta das 18hs, um ato político cultural também será realizado no local, Cinelândia.

Ainda estão previstas a mesma homenagem em outras praças como General Glicério, em Laranjeiras; Largo das Neves, em Santa Teresa; Cardeal Arcoverde, em Copacabana; Largo da Carioca, no Centro; Praça do Ringue, em Santa Cruz; e na Praça do Estácio – local do crime.