O morador do povoado Val Paraíso, Antônio Júnior, procurou a nossa redação para fazer um protesto com relação à Educação Municipal de Picos. Segundo ele, a Secretaria de Educação está colocando na mesma sala de aula alunos de diferentes séries. Antônio Júnior conta ainda que na localidade não tem professores e que a população se sente abandonada pela administração.
Outra reclamação que chegou até o Grande Picos, foi através de uma moradora, identificada como Maria. Ela diz que as aulas tiveram início nesta segunda (18) e a Secretaria de Educação colocou alunos do 1º ano e o 2º para estudarem na mesma sala. Ela fala que essa junção irá prejudicar os estudantes, principalmente os mais novos.
A moradora também denunciou a falta de professores para turmas do jardim.
O outro lado
A nossa equipe conversou com a coordenadora de ensino da Secretaria de Educação de Picos, Roseli Moura, que explicou que de acordo com a lei do FUNDEB não pode haver menos de dez alunos por turma, e segundo ela, na comunidade tinha turmas com 3, 4 alunos em uma sala de aula.
Roseli confirmou que na zona rural de Picos há 32 turmas multisseriadas – com 1º ano junto com o 2º e 3º com o 4º ano. A coordenadora conta que reconhece os prejuízos para o aprendizado do discente, mas reitera que a pasta não tem condições de manter turmas tão pequenas.
Na denúncia dos moradores tinham reclamações acerca da creche do Val Paraíso, que afirmava que a mesma estava fechada. Roseli Moura disse que as turmas da creche – turmas do jardim – estão funcionando em uma escola, pois a secretaria não tinha condições de manter o prédio com vigias, zeladores, merendeiras para a creche com uma quantidade tão pequena de alunos.
CONFIRA AS ENTREVISTAS
MARIA-
ROSELI MOURA-