O teste etilômetro, conhecido popularmente como teste do bafômetro, é utilizado em fiscalizações de trânsito para identificar a presença e quantidade de álcool no organismo. A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos passará a usar o aparelho durante a realização de blitz na cidade.
O secretário da pasta, Edilberto Cirilo, fala que os agentes do STTRAM trabalharão com o apoio de policiais militares e caso seja constatado algum motorista sob efeito de álcool, o mesmo será conduzido à Central de Flagrantes. Atualmente, apenas a Polícia Rodoviária Federal faz o teste de etilômetro na região de Picos.
“Em convênio com o Detran, nós ganhamos um etilômetro, então nós vamos poder fazer também o teste do álcool em motoristas, então isso vai trazer mais proteção para a sociedade, para as pessoas”, destacou.
As fiscalizações dos agentes municipais de trânsito foram intensificadas desde o último dia 20 e deve seguir durante todo o final de ano. Edilberto assegurou que as blitz acontecerão diariamente e em pontos alternados da cidade, tanto durante o dia, quanto à noite.
O Código de Trânsito estabelece:
Art. 165. CTB. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: Infração – gravíssima (7 pontos). Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir por doze meses.
Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4o do art. 270 do CTB.
Parágrafo único: Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses.
CONFIRA A ENTREVISTA COM EDILBERTO CIRILO