Com a chegada das festas de fim de ano o mercado já se encontra aquecido para as vendas, principalmente no comércio de roupas, sapados e brinquedos. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Picos (Sintracs), Marcos Holanda, nesse período as empresas sentem a necessidade de aumentar consideravelmente o quadro de funcionários para atender a expressiva demanda.
“A gente já tem conhecimento de muitas lojas fazendo contratos para esse final de ano, a gente espera que as vendas sejam aquecidas em outubro, novembro e dezembro e também a gente espera que muitos que forem contratados agora, que consigam se efetivar no período de 2019”, disse.
Para a vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Picos, Anne Louise Bertinho de Carvalho, o mercado ainda não está muito aquecido devido o momento político que o país vem enfrentando. “As pessoas já estão deixando os currículos na esperança que isso melhore, que essa mudança na hora que acontecer a decisão do país, que as pessoas se acalmem e consigam se concentrar no comércio”, conta.
Além disso, ela conta que as pessoas devem buscar se capacitar para fazer uma boa entrevista de emprego. “Uma dica que eu dou para as pessoas que estão em busca de emprego, é se especializar, cada vez mais que você se especializa, se você se capacita, você consegue entrar no mercado de trabalho específico, que hoje é o que as empresas buscam, pessoas que têm um bom desemprenho, que consiga enxergar mais que só seu emprego, que seja proativo, que seja determinada, isso é o que falta muitas vezes uma especialização”, explica a vice-presidente da CDL de Picos Anne Louise.
CONFIRA AS ENTREVISTAS
MARCOS HOLANDA
ANNE LOUISE BERTINHO DE CARVALHO