O Programa BPC na Escola tem como objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência de 0 a 18 anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Os beneficiários registrados em Picos devem procurar a Coordenação do Cadastro Único do Bolsa Família para fazer a atualização dos dados cadastrais. Segundo a coordenadora da pasta, Duscleude Rêgo, o usuário que não fizer a renovação dos dados poderá perder o valor recebido mensalmente, que é de um salário mínimo.
“A gente está fazendo uma busca ativa e está pedindo a todas as famílias que tiverem algum adolescente, alguma criança, ou algum jovem que receba o BPC, que venham à secretaria, se não puder vir, pode nos comunicar que a gente vai até a residência da pessoa fazer a atualização”, informou.
Entre os principais objetivos do programa estão a identificação das barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola e o desenvolvimento de ações intersetoriais, envolvendo as políticas de Assistência Social, de Educação, de Saúde e de Direitos Humanos.
Para identificar essas barreiras, são aplicados questionários aos beneficiários durante visitas domiciliares. Posteriormente, é realizado o acompanhamento dos beneficiários e de suas famílias pelos técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e das ações intersetoriais desenvolvidas pelos grupos gestores do Programa.
“O BPC na escola, geralmente, são crianças com alguma deficiência, ou deficiência com grau muito elevado, ou não e a maioria delas deve estar na escola, ou seja, obrigatoriamente essas crianças têm que estar na escola, mas como a gente sabe, nem sempre a deficiência permite ou a escola tem como receber aquele adolescente, mas de qualquer forma, a gente tem que fazer esse levantamento, tem que verificar de perto quais crianças ou adolescentes desse perfil estão ou não na escola, por isso essa necessidade urgente de que os pais ou responsáveis nos procurem para fazer essas ações, porque se não fizer as atualizações eles correm o risco de perder o benefício”, acrescentou Duscleude Rego.
O atendimento na Coordenação do Cadastro Único do Bolsa Família em Picos acontece de 08h às 17h, o órgão fica localizado no Centro Administrativo, no bairro Ipueiras.
CONFIRA A ENTREVISTA COM DUSCLEUDE REGO-