Início Destaque Projeto Cartório Eleitoral na Minha Cidade chega hoje em Paquetá do PI

Projeto Cartório Eleitoral na Minha Cidade chega hoje em Paquetá do PI

O projeto Cartório Eleitoral na Minha Cidade vem beneficiando muitos eleitores na macrorregião de Picos. O intuito do projeto é facilitar os atendimentos e contribuir para com os moradores dos locais que, apesar de fazerem parte de uma zona eleitoral, não são sede de Cartório Eleitoral ou posto de atendimento.

O objetivo da ação é descentralizar o atendimento da população aos serviços prestados pelo Tribunal Regional Eleitoral, como serviços de alistamento, transferência, revisão e 2ª via de título. O programa foi instituído através da Portaria Conjunta 01/2019 e faz parte das medidas de gestão do presidente Francisco Antônio Paes Landim Filho, de atenção especial à Justiça de 1º grau.

Agora é a vez do projeto beneficiar os moradores de Paquetá do Piauí -localizada a 39km de Picos -, que receberá ao atendimento eleitoral nos dias 9 e 11 de dezembro.

O chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral de Picos, Luís Borges / Foto: Daniela Meneses

Segundo o chefe do cartório de Picos, Luís Borges, a ação tem o intuito de agilizar serviços para os eleitores. “Nós estamos nos deslocando para os municípios para prestar esse atendimento, para facilitar a vida desses eleitores mais distantes, e permitir que eles tenham esse direito de ir na sede do cartório, para as pessoas que têm dificuldade de locomoção”.

O chefe de cartório afirma que os atendimentos vêm sendo bastantes participativos, alguns incidentes, como falta de internet, chegaram a ocorrer prejudicando o atendimento, mas na maioria das cidades o atendimento foi muito eficaz.

A documentação necessária para a realização dos atendimentos são: Identidade e CPF, comprovante de residência. O projeto já beneficiou os municípios de Aroeiras do Itaim, Geminiano, Santo Antônio de Lisboa, Dom Expedito Lopes.

Confira a entrevista

Luís Borges