Início Destaque Projeto Cartório Eleitoral na Minha Cidade chega hoje em Paquetá do PI

Projeto Cartório Eleitoral na Minha Cidade chega hoje em Paquetá do PI

Sede da Justiça Eleitoral de Picos. (Foto: Daniela Meneses)

O projeto Cartório Eleitoral na Minha Cidade vem beneficiando muitos eleitores na macrorregião de Picos. O intuito do projeto é facilitar os atendimentos e contribuir para com os moradores dos locais que, apesar de fazerem parte de uma zona eleitoral, não são sede de Cartório Eleitoral ou posto de atendimento.

O objetivo da ação é descentralizar o atendimento da população aos serviços prestados pelo Tribunal Regional Eleitoral, como serviços de alistamento, transferência, revisão e 2ª via de título. O programa foi instituído através da Portaria Conjunta 01/2019 e faz parte das medidas de gestão do presidente Francisco Antônio Paes Landim Filho, de atenção especial à Justiça de 1º grau.

Agora é a vez do projeto beneficiar os moradores de Paquetá do Piauí -localizada a 39km de Picos -, que receberá ao atendimento eleitoral nos dias 9 e 11 de dezembro.

O chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral de Picos, Luís Borges / Foto: Daniela Meneses

Segundo o chefe do cartório de Picos, Luís Borges, a ação tem o intuito de agilizar serviços para os eleitores. “Nós estamos nos deslocando para os municípios para prestar esse atendimento, para facilitar a vida desses eleitores mais distantes, e permitir que eles tenham esse direito de ir na sede do cartório, para as pessoas que têm dificuldade de locomoção”.

O chefe de cartório afirma que os atendimentos vêm sendo bastantes participativos, alguns incidentes, como falta de internet, chegaram a ocorrer prejudicando o atendimento, mas na maioria das cidades o atendimento foi muito eficaz.

A documentação necessária para a realização dos atendimentos são: Identidade e CPF, comprovante de residência. O projeto já beneficiou os municípios de Aroeiras do Itaim, Geminiano, Santo Antônio de Lisboa, Dom Expedito Lopes.

Confira a entrevista

Luís Borges