Aconteceu na manhã dessa quinta-feira (30) na Penitenciária José de Deus Barros a certificação do Projeto leitura Livre de 29 detentos. A ação tem como objetivo incentivar as pessoas privadas de liberdade terem acesso à educação. Dentro do trabalho, além do conhecimento, é proporcionado ao preso a remissão de quatro dias na pena para cada livro lido, ao final ele faz uma redação e em seguida, uma prova para que ele possa receber o certificado e o benefício.
A coordenadora do projeto, Dihna Carvalho, fala que no Piauí há nove unidades prisionais que aderiram à ação, segundo ela, em todo estado, há 252 reeducando participando do Leitura Livre. Dihna fala que o principal provento desse trabalho não é a remissão da pena, mas dar ao preso uma oportunidade de adquirir conhecimento.
Josimar Holanda Nunes foi um dos presidiários que recebeu o certificado do Projeto Leitura Livre, segundo ele a iniciativa é uma abertura para que ele possa realizar seu sonho de cursar uma faculdade. Ele, recentemente, foi aprovado na avaliação do Enceja.
O secretário em exercício de Segurança pelo Piauí, Carlos Edilson Barbosa, elogiou o contato com a leitura que é proporcionado ao encarcerado através do projeto. O secretário fala que a atividade auxilia na ressocialização dos presos.
O diretor da Penitenciária José de Deus Barros, Sinval Hipólito, fala que o direito à remissão da pena é o benefício menor, ele destaca que o importante é o conhecimento e a cultura que são adquiridos.
O evento contou ainda com a participação do prefeito de Picos, José Walmir Lima; o vereador Evandro Patury; a gerente de monitoramento da SEJUS (Secretaria de Justiça), Paula Barbosa; o gerente da penitenciária feminina de Picos, Danilo Hipólito; os delegados civis de Picos Agenor Lima e Jônatas Brasil e a defensora pública da 5ª Defensoria, Maria Teresa de Albuquerque.
CONFIRA AS ENTREVISTAS:
DIHNA CARVALHO-
JOSIMAR HOLANDA NUNES-
CARLOS EDILSON BARBOSA-
SINVAL HIPÓLITO-
VEJA MAIS FOTOS: