Aconteceu na manhã desta quinta-feira (5) a inauguração do Polo de Inovação Tecnológica de Picos, o espaço fica localizado na Câmara de Dirigentes Lojista de Picos (CDL). O projeto visa incentivar as práticas tecnológicas dos acadêmicos.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Iata Rodrigues, falou da importância do polo para a cidade de Picos.
“Picos está se descobrindo uma cidade tecnológica, nós temos aí cursos importantes na universidade federal, instituto federal e também na universidade estadual. Cursos de Sistema de Informação, de Desenvolvimentos de Aplicativos, enfim uma cidade que está surpreendendo pela qualidade de tecnologias que vem se desenvolvendo, nós temos grandes mentes jovens nas academias de Picos e regiões, o polo tecnológico é uma vitrine para aquelas pessoas”, disse.
Iata conta que o próximo passo é planejar com a equipe que vai administrar o Polo Tecnológico, quais atividades voltadas para a sociedade será ofertada.
“ A ideia não é só um laboratório de informática, que hoje todas as escolas têm, mas é esse espaço de criação e de troca de experiência. Só tem sentido o município apoiar ideias como essa, se de alguma forma o resultado do trabalho for voltado para a comunidade”, pontuou.
Para o professor do Instituto Federal do Piauí, Aislan Rafael, o polo será um marco para a tecnologia da cidade, onde será dando oportunidades para empresas e acadêmicos da região.
“O polo é um marco, pois vai ser uma oportunidade de integrar tanto as empresas e os meios acadêmicos, a partir de agora vamos poder realizar projetos, em acordo com a UFPI e com outras instituições privadas para desenvolver projetos para a cadeia produtiva da cidade”, disse.
O prefeito Walmir Lima, destacou que Picos além de ser conhecida como um comércio forte, agora será também uma cidade tecnológica.
“Não poderíamos de deixar de investir e trabalhar para colaborar para o desenvolvimento tecnológico, temos aqui na cidade de Picos vários cursos e alunos com capacidades esplêndida, esse espaço, essa parceria como o instituto, oferecendo um local para que esses próprios alunos mostrem seus trabalhos e ao mesmo tempo ofereça seu trabalho para a população picoense”, avaliou.
IATA RODRIGUES-
AISLAN RAFAEL-
WALMIR LIMA-