Famílias de sete comunidades da zona rural de Picos estão sem abastecimento de água há 20 dias. As localidades Carnaíbas I e II, Mocambo, Costaneira, Serra dos Pereiros, Serra do Tanque e Chapada do Fio recebem o apoio hídrico do Programa Carro-Pipa, que foi suspenso em Picos desde o dia 01 de junho.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, a previsão é que a operação retorne somente em julho, mas o coordenador afirma que esse prazo pode ser ainda maior.
Ele conta que uma medida paliativa que a prefeitura municipal encontrou foi abastecer essas famílias com o carro do PAC 2. Entretanto, Oliveiro Luz disse que o veículo só tem capacidade para 14 mil litros de água e segundo ele, é insuficiente para o consumo das pessoas que residem nas comunidades assistidas pela operação.
“A defesa Civil, através da Prefeitura de Picos, mandou o decreto de situação de emergência e eu encaminhei através de ofício para a Defesa Civil do Estado e para o Ministério da Integração nacional em Brasília e estamos aguardando o retorno da resposta para ver se a partir do dia 01 de julho, a gente começa novamente a Operação Carro-Pipa”, pontuou Oliveiro Luz.
A OPERAÇÃO
A ação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem. O ato é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro. No projeto, são fornecidas 150 carradas de água mensais para Picos.
CONFIRA A ENTREVISTA DE OLIVEIRO LUZ-
VEJA MATÉRIAS RELACIONADAS:
Operação Carro Pipa pode ser suspensa na região de Picos
Operação Carro Pipa é suspensa em Picos e famílias ficam desassistidas