Os moradores do bairro Parque de Exposição continuam sem transporte coletivo desde novembro do ano passado, quando várias crateras se abriram na Avenida Manoel de Sousa Santos Neto. Os buracos se formaram após uma obra de saneamento básico realizada pela empresa Múltipla Engenharia. Com as primeiras chuvas, a pista cedeu.

Na época, vários veículos chegaram a cair dentro dos buracos, alguns tinham metros de extensão horizontal. O atendimento do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e carros de grande porte, que fazem entrega de mercadorias, por exemplo, ainda têm dificuldades de transitar pela avenida. Pelo local, apenas veículos de pequeno porte conseguem transitar.

De acordo com a presidente da Associação de Moradores do Parque de Exposição, Francisca Rosa Damasceno, tanto a empresa responsável pela obra, quanto a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos já foram procuradas com a finalidade de resolver o problema, mas até o momento nada foi feito.

Ela fala que, como representante do bairro, tem procurado resolver o problema, mas o trabalho depende dos órgãos responsáveis. Francisca Rosa disse também que, mesmo passando alguns carros e motos, pelo local, há um grande receio de que o asfalto ceda e cause algum acidente de maior gravidade.

Presidente da Associação de Moradores do Parque de Exposição, Francisca Rosa Damasceno

“Na verdade, o transporte público no Parque de Exposição sempre foi um problema, a gente sempre lutou para que realmente efetivasse a linha lá, mas nunca se efetivou por completo. […] Depois que começou o afundamento da avenida, desde então a gente nem tem muito o que cobrar, a primeira resposta que eles vão dizer é que a avenida está impossibilitada de passar o transporte. A gente não esqueceu, a gente espera que logo que consertar, que a gente não sabe quando, que volte a passar o ônibus de maneira efetiva”, destacou Francisca Rosa

A nossa equipe procurou a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana para saber se alguma medida já foi tomada a fim de que se resolva o problema do transporte público no bairro. O gestor da pasta, Edilberto Cirilo, falou que o primeiro passo é corrigir as crateras e simultaneamente será feita uma rota alternativa para que os ônibus passarem.

Secretário STTRAM, Edilberto Cirilo

“Vamos ter que cortar a BR-316 toda, nós fomos oficializados pelo DENIT, vamos estar cortando a BR na altura do posto Bentivi […]. Nós vamos estar desviando o trânsito por ali, subindo na 407 e voltando naquela ligação que faz na 407 a BR-316”, disse.

O secretário afirmou também que o objetivo é dar a solução paliativa em curto prazo. “A expectativa é agora, nós vamos ter que resolver agora esse problema e vamos ter que colocar todos os ônibus por ali. Quem vai para Morrinhos, todas aquelas localidades, tem que passar exatamente por dentro do Parque de Exposição”, concluiu Edilberto Cirilo.

CONFIRA O ÁUDIO DAS ENTREVISTAS 

FRANCISCA ROSA-

EDILBERTO CIRILO –