Início Destaque Pendência entre prefeitura e empresa deixa moradores sem ônibus coletivos em conjuntos...

Pendência entre prefeitura e empresa deixa moradores sem ônibus coletivos em conjuntos habitacionais

Foto: reprodução

Moradores do Conjunto Habitacional Lousinho Monteiro e Luiza Gomes de Medeiros – este localizado no bairro Morada Nova – denunciam a redução da frota de ônibus coletivo para as comunidades. Segundo os relatos, apenas três horários foram disponibilizados para fazer o deslocamento dos passageiros.

Moradores relatam ainda que procuraram a empresa responsável pelo transporte público, a K. B. Transportes LTDA, e foram informados que os ônibus não farão mais o deslocamento até os conjuntos habitacionais.

Segundo o morador do bairro Morada Nova, Joceano Lima, as pessoas com mobilidade reduzida, como deficientes físicos e idosos, têm enfrentado dificuldades para se deslocarem até o centro da cidade. O denunciante disse ainda que foi informado que os ônibus não farão mais a rota para o bairro Morada Nova. Segundo ele, a empresa K.B. Transportes informou que a suspensão é por conta da falta de pagamento por parte da Prefeitura de Picos.

“Só tem três ônibus lá agora, não sobe mais ônibus depois das 10 horas e fui informado que vão tirar todos. Disseram que a prefeitura não repassa o dinheiro dos deficientes para a empresa. Eu falei com a empresa e me disseram que o prefeito não passa o recurso que tem que passar”.

O cadeirante Antônio Anísio, residente no conjunto Morada Nova, reafirmou a denúncia da falta de transporte público. “É um estado de calamidade, porque a gente já estava sendo descriminado por parte do atendimento do transporte coletivo, e agora ficou pior, porque a gente só pode sair de casa até meio dia, durante a tarde ninguém pode sair de casa porque a empresa limitou a nossa locomoção. Eu quero fazer um apelo às autoridades, porque nós como deficientes físicos temos o direito ao transporte”.

O presidente da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Lousinho Monteiro, Valdik Roseno, disse que foi informado que a Empresa K.B. Transportes teria anunciado a suspensão da rota para o conjunto. Ele faz um apelo à empresa.

“Um morador me comunicou que foi informado pelo cobrador que os ônibus só circularão três vezes por dia e não vai entrar no bairro, parando no pé da ladeira. É um problema sério, é um problema que a gente não entende, é um choque que a gente não espera e quem mais sofre são os idosos e cadeirantes. É lamentável a situação e a gente queria fazer um apelo à empresa K. B, que possa se sensibilizar”, disse.

O aposentado Francisco Paiva de Lima fez um apelo às autoridades responsáveis pelo setor para adotarem medidas que solucionem o problema. Ele anda de muletas e precisa se deslocar até o Centro de Picos para fazer fisioterapia. “Eu espero que as autoridades vejam isso aí, que os vereadores tomem providências”.

O líder comunitário do bairro Morada Nova, o Soares, relatou que irá procurar as autoridades competentes.

“Tem muitos cadeirantes, muitas pessoas que vêm para o serviço, então como é que vão descer? Eu vou procurar meus direitos, o Ministério Público. A empresa alega que a responsabilidade é do Padre [Walmir], que o prefeito não está contribuindo”, acrescentou.

Procurada, a administração da empresa K. B. Transportes LTDA, disse que só se pronunciaria sobre o caso após resolver as pendências com a Prefeitura de Picos.

O secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana de picos, Edilberto Cirilo, também disse que só falaria do assunto após uma reunião da gestão municipal com a empresa.

Enquanto as partes não resolvem as pendências, a população fica desassistida.

ENTREVISTAS:

JOCEANO LIMA

VALDIK ROSENO

ANTÔNIO ANÍSIO

SOARES

FRANCISCO PAIVA