O trabalho de drenagem pluvial do trecho urbano da BR-316 na cidade de Picos começou nas últimas semanas. Agora, a expectativa é que com a realização da obra toda a água da chuva que cai no trecho da rodovia seja escoada para os córregos naturais ou bueiros e galerias espalhados pela região.
Segundo o engenheiro civil Giovanni de Moura Santos, responsável pela execução do trabalho, em alguns trechos a rodovia será totalmente cortada para instalação de manilhas, enquanto em outros apenas as vias laterais serão corrigidas.
O cronograma prevê que o trecho sofra interdições nos dois sentidos, começando pelas áreas com menos tráfego de veículos, como a via lateral que dá acesso ao bairro Conduru.
A obra contemplada com recursos federais está orçada em R$ 11.253.717,16. A ordem de serviço foi assinada em novembro de 2017 e a previsão é de que o trabalho tenha duração de 18 meses.
No momento, 34 operários trabalham na realização da drenagem, mas o número pode crescer caso a empresa responsável aumente as frentes de serviço.
Após a finalização da escavação e drenagem, realizada pela Unidas Construtora, o trabalho será concluído com a terraplenagem e pavimentação.
Giovanni de Moura Santos garante que a drenagem pluvial colocará um fim aos pontos de alagamento espalhados pela Avenida Deputado Sá Urtiga e Avenida Senador Helvídio Nunes, alguns intrafegáveis em razão dos buracos provocados pelo acúmulo de água. “Em relação ao que tange o perímetro da obra, isso com certeza vai acabar com esses transtornos de inundações. O asfalto vai ficar e vai durar”, conclui o engenheiro.