Moradores do povoado Valparaíso, zona rural de Picos, denunciam descaso do poder público nas áreas da educação e da saúde. A dona de casa Maria Lúcia de Moura afirma que a creche e o posto de saúde da comunidade estão fechados.
A moradora diz que o espaço da creche foi reformado, mesmo assim as crianças continuam estudando junto com os alunos maiores na escola.
“O prefeito mandou reformar, para que essa reforma se não tem aluno para estudar? Em vez de pôr alunos, botaram bodes para comer lá dentro. Lá está às moscas, o Valparaíso inteiro”, denuncia a moradora. Maria Lúcia acrescenta que a situação da saúde não é diferente. “O posto de saúde do Valparaíso foi fechado, até os remédios levaram”, relata.
Ildete Batista, também moradora da comunidade, reforça o problema e diz que a população teme também o fechamento da escola. “Estão falando que não tem aluno, mas aluno tem, já queriam fechar o colégio esse ano, foi nós que não deixamos”, comenta.
Outro lado
A secretária de Educação de Picos, Rosilene Monteiro, disse ao Grande Picos que a creche do Valparaíso não tem alunos suficientes para funcionar em um prédio próprio, situação que, segundo ela, causaria oneração aos cofres do município sem necessidade. A gestora ainda argumenta que há mais de um ano os alunos da creche estudam na escola da comunidade sem prejuízo na qualidade do ensino.
Ainda conforme a secretária, os espaços de ensino do município sempre passam por reforma depois do encerramento do período letivo, por isso a creche foi reformada, no entanto, Rosilene Monteiro afirma não ter conhecimento da presença de animais no local e garante que vai enviar uma equipe para averiguar a denúncia.
A gestora nega que exista a pretensão de fechar a unidade escolar do povoado. “A pretensão que nós temos é de reformar a escola, levar para à escola o maior número possível de alunos para que possa funcionar da melhor forma”, reitera.
O Grande Picos procurou a secretária de Saúde do município, Socorro Carvalho, mas não obteve resposta sobre a denúncia envolvendo o fechamento do posto de saúde até a publicação da reportagem.