O Brasil deve se declarar livre de gripe aviária nesta quarta-feira (18), após ficar 28 dias sem registrar um novo caso da doença em granja comercial. O prazo começou a ser contado depois de finalizada a desinfecção da granja de Montenegro (RS), onde houve o primeiro foco da doença em aves comerciais no Brasil, em maio.
Maior exportador da carne no mundo, o Brasil enfrenta restrições desde quando surgiu o caso em Montenegro. A partir desta quarta, o governo espera que esses compradores retirem os bloqueios ou reduzam a área restrita. Os bloqueios são feitos para evitar a contaminação de granjas no exterior, ainda que esta seja uma possibilidade remota.
Segundo o governo, os 28 dias são um tempo essencial para garantir que não haja vestígios do vírus no ambiente antes da retomada das atividades. A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos, reitera o Ministério da Agricultura. O Brasil nunca teve um caso de gripe aviária em humanos.