
A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), está na fase final da campanha de vacinação 2025 contra a brucelose em todos os territórios do estado. A doença é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais para os seres humanos e provoca sérios problemas de saúde, além de causar prejuízos econômicos aos produtores.
A vacina contra a brucelose é a única obrigatória no país. Uma única dose do imunizante já garante proteção durante toda a vida do animal. O produtor ou responsável pelo rebanho deve procurar um médico veterinário ou vacinador cadastrado na Adapi para imunizar bovinos e bubalinos na faixa etária de 3 a 8 meses de idade.

Caso as bezerras ultrapassem esse período sem terem sido vacinadas, deve-se utilizar a vacina específica para fêmeas acima de oito meses. A Adapi reforça a importância de cada produtor acompanhar atentamente a idade dos animais sob sua responsabilidade.
Após a aplicação, o veterinário entrega o atestado de vacinação ao produtor, que deve apresentá-lo no escritório da Adapi de sua região para emissão da certificação. As campanhas de educação em saúde animal têm como objetivo conscientizar sobre a necessidade de manter os rebanhos saudáveis, fortalecendo as cadeias produtivas e o agronegócio piauiense.
Ao longo do ano, a Adapi desenvolve diversas ações educativas voltadas para a prevenção de doenças e recomenda que os produtores adotem práticas que assegurem a sanidade e a segurança de seus rebanhos.




