A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) divulgou, na quinta-feira (27), o edital para o Projeto Laboratório de Redação, que deve beneficiar estudantes de 33 municípios. As inscrições devem ocorrer até a próxima sexta-feira (11), com disponibilidade para 1.260 alunos (veja o link para o formulário de inscrições na reportagem).
Após a inscrição, os candidatos serão selecionados para uma redação, que será aplicada no dia 2 de maio, no turno da manhã, nas escolas divulgadas no edital. O tema e os textos de apoio serão divulgados no momento da prova.
A correção ficará sob responsabilidade de professores e da equipe técnica do projeto e o resultado final será divulgado no dia 16 de maio, no site da Seduc.
Além disso, os alunos aprovados receberão um e-mail com orientações sobre o uso da plataforma do Canal Educação. De acordo com o resultado, os interessados serão convocados e terão um prazo de 72 horas para confirmar presencialmente o interesse em assumir a vaga.
Segundo a Seduc, a iniciativa está alinhada ao novo currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e busca garantir que os estudantes concorram em igualdade de condições, alcançando os melhores resultados na prova de redação.
Ao todo serão distribuídos em 42 turmas, de no máximo 30 alunos. O curso será presencial e totalizará uma carga horária de 80 horas. As aulas acontecerão aos sábados, das 8h às 12h, tendo início no dia 24 de maio e encerrando no dia 25 de outubro.
Também estão abertas as inscrições para a seleção de professores que irão lecionar no projeto. Foram ofertadas 42 vagas, duas por cada uma das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs), além de cadastro reserva.
As inscrições também seguem abertas até a próxima sexta (11). O professor selecionado para atuar exclusivamente na execução do projeto receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 600,00.