
O sistema de alerta sonoro da Defesa Civil do Estado do Piauí será testado neste sábado (14) ao meio-dia em Picos. A ação tem como objetivo garantir o ajuste da tecnologia que será utilizada para informar a população sobre riscos, perigos e desastres, fortalecendo a comunicação de emergências.
Segundo o Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, o novo sistema representa um avanço significativo. "Nós estamos na contagem regressiva para o grande momento do lançamento do Defesa Civil Alerta. Creio que você já deve ter ouvido falar do DCA, que é o novo sistema de alerta federal", destacou.
O sistema utiliza a telefonia móvel para avisar a população sobre situações de risco e emergência. Durante o teste, todos os celulares dentro da área selecionada irão tocar simultaneamente, emitindo um alerta sonoro semelhante ao de uma sirene. Em seguida, os dispositivos exibirão uma mensagem informativa em uma janela pop-up sobreposta aos aplicativos.
Costa explicou que o sistema foi lançado este ano nos estados do Sul e Sudeste, onde foi testado com sucesso. "Essa ferramenta já é utilizada no Japão, na Europa e principalmente nos Estados Unidos, onde é conhecida como Cell Broadcast Service. Agora, finalmente chega ao Nordeste, e no Piauí, quatro municípios receberão o alerta demonstração", afirmou.
Em Picos, o teste acontecerá em parceria entre a Defesa Civil estadual e municipal. "Além do teste, nós queremos fortalecer a política de defesa civil com capacitações e treinamentos, para que possamos ter uma cidade cada vez mais segura e uma Defesa Civil cada vez mais presente", concluiu Costa.
CONFIRA A ENTREVISTA COM WERTON COSTA




