
A partir desta quinta-feira (12), todas as unidades Instituto de Cidadania Digital do Piauí passam a oferecer o serviço de emissão do ID Jovem. O objetivo é ampliar o acesso de jovens entre 15 e 29 anos, inscritos no Cadúnico, aos benefícios garantidos pelo programa do Governo Federal, como gratuidade ou desconto em passagens de ônibus interestaduais, além do direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e educacionais.
Segundo o superintendente do Instituto, Marcelo Mascarenha, o Piauí tem público estimado para a emissão de mais de 400 mil ID Jovens. A meta é identificar, orientar e cadastrar jovens aptos a participar do programa, garantindo a emissão do documento de forma gratuita e acessível.
Embora o cadastro possa ser feito de forma online, pelo site idjovem.juventude.gov.br, o atendimento presencial nas unidades é para auxiliar os jovens que enfrentam dificuldades de acesso à internet ou na geração do documento.
A iniciativa é uma parceria entre o Instituto de Cidadania Digital da Secretaria de Segurança Pública e a Coordenadoria de Juventude do Estado (Cojuv).
De acorco com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), o Piauí tem mais de 180 Unidades de Serviços Digitais espalhadas em 158 municípios.




