A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) abriu 100 vagas do auxílio-creche, benefício concedido a estudantes que sejam pais ou mães de crianças menores de seis anos de idade. O novo programa é resultado da articulação entre o Pacto pelas Crianças do Piauí, o Governo do Estado e a instituição de ensino.
Os estudantes contemplados receberão um repasse mensal no valor de R$ 300, por até dois anos. O objetivo da iniciativa é garantir a permanência dos mesmos nos cursos e garantir os direitos das crianças na primeira infância.
Podem se inscrever estudantes matriculados em cursos presenciais de graduação ou tecnológicos da Uespi que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos.
Além disso, o estudante deve estar inscrito no Cadastro Único (Cadúnico), ter a guarda legal do(a) filho(a) e residir com ele(a) e a criança deve ter idade entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.
A seleção dos beneficiários segue critérios previstos no edital, priorizando aqueles em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. Terão prioridade discentes que são mães solo; com deficiência; que possuem filhos(as) com deficiência e/ou que ingressaram por ações afirmativas.
Os classificados irão compor um cadastro de reserva, sendo convocados de acordo com a ordem de classificação. Serão concedidos um total de 100 auxílios, distribuídos entre os polos de Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Campo Maior, Corrente, Oeiras e Piripiri.
As inscrições podem realizadas do dia 16 de junho até dia 01 de julho de 2025, mediante o envio da documentação digitalizada por meio de formulário eletrônico disponibilizado pelo SIGAA.
Em caso de dúvidas, os interessados por entrar em contato através do e-mail auxíliocreche@prex.uespi.br.