O Banco Central do Brasil (BC) lança nesta quarta-feira (4) o PIX Automático, uma nova modalidade de pagamento para contas recorrentes. Com a ferramenta, o usuário poderá autorizar a cobrança uma única vez e as contas serão pagas automaticamente todo mês, sem que seja necessário repetir o processo a cada novo vencimento.
De acordo com o BC, a funcionalidade vai estar disponível a partir do dia 16 de junho e depende que a empresa responsável pela cobrança solicite uma autorização do cliente para descontar os pagamentos por meio da nova modalidade. Esse pedido vai aparecer no aplicativo do banco do cliente, que poderá aceitar ou recusar a solicitação.
Se o cliente autorizar, a empresa envia a cobrança ao banco, que agenda o pagamento e avisa ao pagador. Ele poderá conferir se o valor está correto e se terá saldo suficiente. No dia do vencimento, o banco faz o pagamento, seguindo as regras que o cliente definiu na autorização.
Diferentemente do débito automático tradicional, o PIX Automático não depende de convênios diretos entre empresas e bancos específicos, e funciona por meio da infraestrutura do BC. Na prática, isso significa que uma escola pequena, por exemplo, poderá oferecer o PIX Automático mesmo que não tenha acordo com todas as instituições financeiras.
O PIX Automático procura facilitar o pagamento de contas recorrentes, segundo o BC, evitando esquecimentos e oferecendo mais praticidade e conveniência para o dia a dia.
A expectativa é que a nova modalidade ajude a reduzir custos operacionais e torne mais simples a gestão de cobranças para empresas de diferentes tamanhos e setores, como academias, escolas, marketplaces e serviços de assinatura, diminuindo também a inadimplência.