De 1º de janeiro a 31 de maio de 2025, o município de Picos registrou 60 incêndios. De acordo com dados do 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Picos (4ºGBM), do total de casos, 32 estão relacionados a queimadas, ou seja, fogo em vegetações e 28 à incêndios diversos.
O comandante do 4º GBM de Picos, capitão Rangel, explica que os incêndios diversos estão atrelados a incêndios em veículos e em residências. Segundo ele, de janeiro a junho os bombeiros registraram dez focos envolvendo veículos e 18 em residências. Os meses com maior registros de incêndios em veículos foram fevereiro, março e maio.
“Já temos registrado focos de incêndio, sobretudo no mês de maio em que foram registradas 20 ocorrências desta natureza. A partir dos próximos meses, este número tende a aumentar ainda mais. Os focos mais constantes são as queimadas, bem como incêndios em veículos em que já registramos 10 ocorrências e 18 focos em residência”, explicou o comandante.
O Capitão alerta que partir dos próximos meses, os focos de incêndios tende a aumentar ainda mais. A instituição orienta que em caso de incêndios, a população deve acionar o 193 para que os bombeiros possam atuar e evitar danos.