Entre os dias 27 e 29 de maio, o Ministério da Cultura (MinC) promoveu o 1º Encontro Regional de Agentes Territoriais de Cultura - Nordeste, realizado em Natal (RN). A iniciativa, que integra o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), contou com o apoio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e teve como principal objetivo fortalecer redes culturais na região, promovendo a articulação entre agentes territoriais, comitês estaduais e representantes do Governo Federal.
O agente territorial de Cultura do Território Vale do Guaribas, Mano Chagas, ressaltou a importância do evento para a consolidação do papel dos agentes e do setor cultural. "Em primeiro lugar, foi um momento de fortalecimento das ações e de reencontro com colegas, o que demonstra a grande capacidade organizacional do setor cultural. Além disso, houve um importante intercâmbio com o Ministério da Cultura e os institutos federais, criando um espaço de articulação que antes não existia".
Entre os principais temas discutidos, Mano Chagas destacou o papel dos comitês estaduais de cultura e sua estrutura de apoio às iniciativas locais. "Os comitês têm uma estrutura de suporte, não necessariamente financeira, mas logística, ajudando na realização de eventos e atividades culturais. Um exemplo disso é o evento que organizaremos nos dias 13 e 14, fruto direto da parceria entre agentes e o MinC".
Além disso, o evento também proporcionou trocas de conhecimento sobre captação de recursos e estruturação de projetos culturais, permitindo que agentes possam desenvolver ações sem grandes custos adicionais. "Antes, para organizar uma oficina de elaboração de projetos, precisávamos trazer especialistas e arcar com despesas. Hoje, com o apoio do comitê, já conseguimos viabilizar essas ações sem custos extras. O nosso papel passa a ser mais político e estratégico na articulação dessas atividades", acrescentou.
O fortalecimento das parcerias entre agentes culturais, municípios e instituições públicas também foi pauta do encontro. Segundo Chagas, a troca de experiências permitiu avançar na construção de alianças estratégicas para ampliar o alcance da cultura nos territórios. "Tivemos mesas de diálogo sobre a conexão entre agentes culturais, o poder público e organizações privadas. Em Picos, por exemplo, já estamos viabilizando um evento que contará com apoio da prefeitura, da Secretaria de Cultura e do comitê estadual".
Além da articulação local, Mano Chagas destacou a importância de expansão territorial das políticas culturais, com a meta de atingir as 33 cidades que compõem o território Vale do Guaribas. "Agora temos mais clareza sobre os objetivos do agente territorial e vamos buscar envolver todas as cidades da nossa região, fortalecendo ainda mais a cultura local".
Com iniciativas como essa, o Ministério da Cultura reforça o compromisso com a valorização da cultura nordestina e o desenvolvimento das políticas culturais nos territórios.
CONFIRA A ENTREVISTA COM MANO CHAGAS