
A partir de agora, qualquer pessoa que ativar um celular com restrição registrada no programa Celular Seguro receberá um alerta no WhatsApp informando que o aparelho foi roubado, furtado ou perdido. A notificação será enviada automaticamente assim que um novo chip for inserido no dispositivo.
A mensagem é encaminhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio dos números oficiais (61) 2025-3003 ou (61) 2025-3000. O alerta orienta o novo usuário a acessar o site do programa para saber como proceder.
Caso tenha adquirido o celular de forma legítima, a pessoa deve comparecer a uma delegacia da Polícia Civil com a nota fiscal do aparelho. Se não houver comprovação de propriedade, o dispositivo deve ser devolvido.
O recurso faz parte do Modo Recuperação da plataforma Celular Seguro. Ele permite que a vítima de roubo, furto ou perda solicite o bloqueio do aparelho, dificultando sua revenda e uso indevido.
Segundo o Ministério da Justiça, o objetivo da nova funcionalidade é facilitar a devolução de celulares às vítimas, identificar autores dos crimes e combater o comércio ilegal de dispositivos móveis.
Para evitar a compra de celulares roubados, a recomendação é consultar o IMEI do aparelho — número de 15 dígitos que identifica cada dispositivo. A verificação pode ser feita na opção "Celulares com Restrição" no site ou aplicativo do Celular Seguro. Para saber o IMEI, basta digitar *#06# no telefone.




