O 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), deu início a uma intensa programação de atividades em alusão à Semana do Exército. O objetivo, segundo o comandante Tenente-Coronel Aécio, é estreitar os laços com a sociedade e com a imprensa local, considerada parceira essencial na divulgação das ações institucionais do Exército.
"Vocês, da imprensa, são muito importantes nesse esforço de comunicação estratégica para mostrar à população as ações do Exército aqui em Picos", destacou o comandante.
As comemorações começaram ainda no início de abril, com uma série de ações cívico-sociais em apoio à Defesa Civil do município, após o encerramento da Operação Guaribas no final de fevereiro. Também foi lançada uma campanha de doação de sangue no último dia 11, reforçando o papel social do batalhão como uma “mão amiga” da comunidade.
Na última segunda-feira, foi realizada uma exposição no Piauí Shopping, e a programação segue nesta quarta-feira (16), com o relançamento do documentário "Operação Guaribas", exibido em duas sessões às 10h e às 14h no CineMoviePlex no Piauí shopping. A iniciativa é uma parceria com o empresário Ariel, da produtora Pixel Art. Às 17h, está marcada a tradicional formatura alusiva ao Dia do Exército, celebrado oficialmente em 19 de abril.
As exibições do documentário continuarão na próxima semana, nos dias 22, 23 e 24 de abril, também às 10h e às 14h. Escolas públicas e privadas estão sendo convidadas a participar das sessões e a visitar as instalações do quartel. "As escolas de ensino infantil, fundamental e médio que tiverem interesse podem procurar a Comunicação Social do batalhão. Serão todas muito bem-vindas", afirmou o Tenente-Coronel Aécio.
A programação especial não para por aí. Em 24 de maio, o 3º BEC comemora 54 anos de presença em Picos, e uma nova série de eventos será realizada em celebração à data. Integrando as ações comemorativas, o batalhão também vai destacar um marco importante da história militar brasileira: os 80 anos da atuação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.
Para isso, será lançado amanhã (17) um concurso de redação em parceria com a 9ª Gerência Regional de Educação. O tema será “80 anos da Força Expedicionária Brasileira nos Campos de Batalha da Itália”. As 13 escolas estaduais de ensino médio da região vão selecionar os três melhores alunos do terceiro ano para participar. A premiação ocorrerá na formatura alusiva ao Dia da Vitória, celebrado em maio.
Um detalhe especial ainda será revelado segundo o comandante, há um picoense que integrou a Força Expedicionária Brasileira e o batalhão está propondo um desafio à comunidade para descobrir sua identidade e, assim, homenagear sua família.
Com essa ampla programação, o 3º BEC reafirma seu compromisso com a história, a cidadania e a integração com a sociedade picoense.