
A candidata Maria Waldete Leal Barbosa concorre à presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE) – Regional de Picos. Ao seu lado, na chapa "Unidade, Autonomia e Compromisso com a Luta", está a candidata a vice Renária Rodrigues.
Segundo Waldete Barbosa, a Chapa 01 é composta por pessoas que ajudaram a construir um sindicato forte, atuante e com grande patrimônio, e que ainda têm muito a contribuir. "Trazemos inovação com pessoas jovens e novas na educação para darem sua contribuição. São pessoas de luta, que sempre estiveram à frente dos movimentos e que continuarão quando as mais experientes precisarem de fôlego", afirma.
Com representantes de diversas cidades, como Ipiranga, São José, Itainópolis e outras, a chapa busca manter o compromisso sindical vivo. Mesmo aposentada, Waldete reforça sua motivação para seguir na luta: "A luta sindical é contagiante. Você vai ficando porque sente essa necessidade. A educação sempre foi sacrificada em termos de valorização profissional, e sinto que minha experiência pode ser repassada para continuar fortalecendo a categoria".
Renária Rodrigues também destaca a importância da mobilização. "A luta não é fácil, é árdua, diária e constante. Quando me chamaram para compor a chapa, aceitei de imediato porque sinto na pele o descaso com a nossa categoria. Desde que me filiei ao SINTE, nunca abandonei o sindicato e sempre estive ativa, participando das assembleias, manifestações e greves. Sem luta, não conseguimos nada".
Maria Waldete faz um chamado especial aos trabalhadores da educação filiados ao sindicato:
"A eleição acontece no dia 17, das 8h às 19h, na Escola Normal Oficial de Picos. Em Picos, três urnas estarão disponíveis para votação. Além disso, todas as cidades com mais de 15 eleitores terão urnas próprias, com exceção de Vila Nova e Alegrete, que serão agrupadas em uma única seção".
A comissão eleitoral divulgará mais detalhes a partir do dia 10, quando serão entregues as urnas e orientações necessárias aos trabalhadores da educação.
"Gostaria de pedir que todos avaliem as propostas da Chapa 1. São pessoas sérias, é uma chapa bem composta, e pedimos o apoio de todos para mais uma vez conseguirmos êxito na nossa campanha".
Defesa da Autonomia Sindical e Gestão Democrática. Valorização Profissional e Carreira Justa. Apoio Jurídico e Defesa dos Direitos Trabalhistas. Gestão e Modernização do Patrimônio do SINTE. Fortalecimento da Comunicação e Mobilização. Formação Política e Engajamento da Categoria. Valorização dos Profissionais Aposentados. Promoção do Bem-Estar e Integração. Inclusão e Acessibilidade. Apoio Direto às Escolas.
A chapa reforça que a luta pelos direitos dos trabalhadores da educação é contínua e exige engajamento.
CONFIRA A ENTREVISTA COM WALDETE E RENÁRIA




