
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) promoveu, na última sexta-feira (23), mais uma reunião de alinhamento com colaboradores, diretores e técnicos dos setores de tecnologia da instituição. O encontro ocorreu no Plenarinho Prado Júnior e integra as ações do programa Avança Alepi, voltado à modernização e digitalização dos processos internos.
Durante a reunião, foram definidos objetivos, metas e ações para o avanço da transformação digital da Alepi. Um dos principais pontos debatidos foi a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta oficial do Governo Federal para a gestão de documentos e processos administrativos de forma eletrônica.
O diretor de Tecnologia da Informação da Alepi, Wagner Borges, destacou que o cronograma de implantação do SEI foi apresentado aos participantes. Segundo ele, a adoção do sistema representa um passo importante rumo à eficiência administrativa.
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedido gratuitamente a instituições públicas desde 2013, o SEI tem se consolidado como uma solução eficaz para a modernização da gestão pública.
Wagner Borges também ressaltou o empenho do presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio, que tem buscado junto ao TRF-4 viabilizar a adesão ao sistema, reforçando o compromisso da Casa com a inovação e a melhoria dos serviços públicos.
“Também foram apresentadas outras ferramentas que ajudarão no desenvolvimento do trabalho interno da Casa. Foram apresentados um gestor de projetos, uma plataforma de gestão de projetos que poderão ser utilizadas por toda a Assembleia”, afirmou.
Avança Alepi tem várias diretrizes
O Diretor Geral da Assembléia, Evandro Hidd, em entrevista destacou que o programa Avança Alepi tem várias diretrizes e uma delas é priorizar o investimento na parte tecnológica da Casa. Ele disse ainda que estas melhorias permitem melhores condições de trabalho aos servidores e parlamentares e também melhora o acesso da população às informações, aos trabalhos que a Assembleia tem feito ao longo de toda a sua história.
“Nós fizemos nesses três primeiros meses, através da Diretoria de Tecnologia da Informação, várias ações, vários levantamentos, buscando melhorar essas tecnologias ofertadas pela Assembleia. O presidente Severo tá focado em trazer a implantação do SEI aqui para aCasa, quanto outros sistemas que facilitam a pesquisa e desenvolvimento e acesso às informações da Assembleia”, concluiu Evandro.




