A cidade de Picos está na contagem regressiva para a segunda edição do Picos Cidade Junina, um dos maiores eventos juninos da região. A festa acontecerá nos dias 29, 30, 31 de maio e 1º de junho, reunindo grandes atrações nacionais, regionais e locais, além de diversas quadrilhas juninas, que prometem trazer todo o encanto e tradição dessa celebração nordestina.
Segundo a Secretária de Cultura, Sibely Martins, a expectativa é grandiosa. "A gente está correndo contra o tempo, né? O evento já está bem aí, mas a nossa expectativa é que seja o maior São João de todos os tempos", afirmou Sibely. O evento contará com 20 atrações, incluindo nomes como Wesley Safadão, Simone Mendes, Xande Avião e Flávio José, Dorgival Dantas, além de artistas locais como Jani Santos, Matheus Willi, Lucas Daniel, entre outros. "Dessa vez, trouxemos um número bem grande de cantores picoenses para mostrar que o picoense também sabe cantar, também tem repertório", destacou a secretária.
Além da programação musical, a tradição das quadrilhas juninas terá um papel de destaque. 18 quadrilhas nacionais já estão confirmadas, e inscrições abertas para os grupos locais. "Estamos esperando um número bem grande de quadrilhas inscritas. Só a nível nacional, já temos 18 inscritas, e contamos também com a participação dos picoenses", explicou Sibely.
O evento será realizado em um espaço contruído para sediar grandes eventos na cidade e está localizado no bairro Boa Sorte, próximo à Avenida Beira Rio, em um espaço amplo e seguro, pensado estrategicamente pelo prefeito Pablo Santos. "Ele sempre teve um olhar criterioso na organização do São João. Ele quer que essa edição seja a maior de todas, então o evento contará com um local bem acolhedor e seguro", afirmou a secretária.
A segurança do evento foi um ponto fortemente reforçado pela organização, que já acionou a Polícia Militar, segurança particular e Corpo de Bombeiros para garantir um ambiente tranquilo para todos. "Já enviamos ofícios diretamente do gabinete do prefeito, e estamos bem munidos de segurança", garantiu Sibely. Além disso, equipes de saúde e ambulâncias estarão à disposição para qualquer eventualidade.
Do ponto de vista econômico, o evento promete impulsionar a cidade. "A gente sabe que o impacto cultural é enorme, mas tem também o lado financeiro e econômico, que é fundamental. Houve rumores de cancelamento, mas comerciantes, donos de hotéis e toda a população procuraram a prefeitura, mostrando que o evento era essencial para movimentar a cidade", afirmou a secretária.
Para aqueles interessados em comercializar produtos durante o evento, as inscrições continuam abertas para 26 vagas destinadas a barracas de bebidas e comidas. "A procura está muito grande. Depois que as inscrições se encerrarem, faremos uma análise dos documentos para selecionar os participantes", explicou a gestora.
O evento conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, além de deputados da região. "O nosso governador Rafael Fonteles deu carta branca e está nos ajudando. Além dele, temos o apoio de deputados como Severo Eulálio, Nerinho e Thales Coelho, que estão contribuindo para a realização do evento", destacou.
Para finalizar, a secretária reforçou o convite à população: "Serão quatro dias de grandes eventos, de grande festividade. Esperamos que seja o maior São João de todos os tempos, mas isso só acontecerá com a presença em peso da população", declarou.
Com uma programação repleta de atrações e um ambiente preparado para receber milhares de pessoas, o Picos Cidade Junina promete entrar para a história como um dos maiores e mais tradicionais eventos do estado.