19°C 36°C
Picos, PI
Publicidade

Gestores do Piauí participam da Marcha dos Prefeitos que inicia hoje em Brasilia

A programação inclui palestras, arenas técnicas e debates sobre reforma tributária, educação, emergência climática, saneamento, etc

Por: Vanessa Maria Fonte: Cidade Verde
18/05/2026 às 11h09
Gestores do Piauí participam da Marcha dos Prefeitos que inicia hoje em Brasilia
Foto: Reprodução

Quase 100 prefeitos e prefeitas do Piauí participam, a partir desta segunda-feira, 18, da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, principal mobilização municipalista do país.

A delegação piauiense foi organizada pela Associação Piauiense de Municípios e deve reforçar, ao longo de três dias, pautas consideradas prioritárias para as prefeituras, como a redistribuição dos royalties do petróleo, compensações pela ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda e aumento dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O presidente da APPM, Pompílio Evaristo, afirmou que a mobilização busca fortalecer a atuação dos municípios piauienses em discussões consideradas estratégicas para as finanças das prefeituras.

“A nossa associação, a APPM, vem trazendo aqui quase 100 prefeitos e prefeitas que vêm reforçar a mobilização de pautas importantíssimas na vida dos nossos municípios brasileiros, em especial do nosso estado do Piauí”, afirmou.

Entre os principais temas levados pelos gestores está a redistribuição dos royalties do petróleo, discussão que se arrasta há mais de uma década no Supremo Tribunal Federal. Segundo Pompílio Evaristo, a expectativa é de retomada do julgamento após pedido de vista.

“É um tema que há mais de 10 anos é discutido aqui em Brasília e que, finalmente, foi marcado o seu julgamento. Foi suspenso recentemente por um pedido de vista, mas tende a ser retomado e, finalmente, essa justiça tributária possa ser feita”, declarou.

Outra pauta defendida pelos prefeitos é a compensação financeira aos municípios após a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, medida que reduziu receitas das prefeituras desde janeiro deste ano. Os gestores argumentam que a perda de arrecadação afeta principalmente cidades menores do Nordeste, que dependem de transferências constitucionais para manter serviços básicos.

Durante a marcha, os prefeitos também defendem a criação de um adicional de 1,5% no repasse do FPM para o mês de março, proposta apoiada pela Confederação Nacional de Municípios.

“É uma das maneiras também de reforçar os cofres dos municípios”, ressaltou o presidente da APPM.

A programação da marcha inclui palestras, arenas técnicas e debates sobre reforma tributária, educação, emergência climática, saneamento e projetos em tramitação no Congresso Nacional que podem ampliar despesas das prefeituras sem previsão de novas receitas.

“São essas e outras temáticas que serão discutidas aqui ao longo de três dias em Brasília, fortalecendo o movimento municipalista”, concluiu Pompílio Evaristo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Picos, PI
35°
Tempo nublado
Mín. 19° Máx. 36°
35° Sensação
2.95 km/h Vento
30% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h53 Nascer do sol
17h36 Pôr do sol
Segunda
35° 21°
Terça
37° 20°
Quarta
35° 22°
Quinta
37° 20°
Sexta
37° 23°
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,15 -0,38%
Euro
R$ 5,96 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 339,473,90 +0,99%
Ibovespa
169,019,13 pts -0.77%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Enquete
...
...
Publicidade
Anúncio