O professor da Rede Estadual de Ensino João Antônio confirmou sua pré-candidatura à presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado Piauí - Regional de Picos (SINTE). Atualmente à frente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm), João Antônio busca levar sua experiência de gestão para o SINTE, com o objetivo de reerguer a categoria e lutar por direitos que considera negligenciados.
“Estamos colocando nosso nome como pré-candidato, construindo com todos os filiados e visitando-os. A carência de liderança na região e o descaso que os servidores vêm enfrentando nos motivam a encarar essa luta,” afirmou o professor. Ele destacou a insatisfação dos servidores, especialmente aposentados, com o desconto de 14% nos contracheques, considerado por ele inadmissível.
Entre as propostas de João Antônio estão a compra de uma casa de apoio em Teresina para servidores da microrregião de Picos, garantindo um espaço digno para estadias durante consultas e cirurgias. Ele também defende a reformulação do Plano de Carreira dos Servidores da Educação, buscando maior valorização e direitos para os profissionais da ativa e aposentados.
O professor também criticou a atual gestão do sindicato estadual, mencionando episódios de intimidação aos professores durante momentos decisivos de greve. Segundo ele, é necessário resgatar a autoestima dos servidores e promover campanhas de filiação para fortalecer a categoria.
O edital para o processo eleitoral foi divulgado recentemente, e as candidaturas poderão ser registradas entre os dias 12 e 18 de maio. A eleição está marcada para o dia 17 de junho. “Estamos finalizando os detalhes da chapa e, no próximo sábado (03), teremos uma reunião para debater nosso plano de governo e propostas amplas que atendam aos anseios dos servidores,” concluiu João Antônio.
CONFIRA A ENTREVISTA COM JOÃO ANTÔNIO