
De 1º de janeiro a 22 de março de 2026, o Corpo de Bombeiros de Picos já realizou a captura de 63 animais, sendo 50 silvestres e 13 domésticos. O destaque vai para as serpentes: 46 cobras foram retiradas de áreas urbanas, o que corresponde a 73% das ocorrências.

O comandante da corporação, capitão Rangel Martins, explicou que a atuação dos bombeiros acontece apenas quando os animais estão em locais que oferecem risco às pessoas ou a eles próprios.
“O Corpo de Bombeiros realiza a captura de animais silvestres quando eles estão em área urbanizada, em alguma residência ou via pública. Se o animal estiver em seu habitat natural, não fazemos a captura, porque ali é o lugar dele, onde se alimenta e vive”, destacou.
Martins reforçou ainda que a população deve acionar imediatamente a corporação diante de qualquer situação de risco. “Se a população visualizar um animal em residência ou outro ambiente que possa trazer perigo, deve ligar para o Corpo de Bombeiros, que tem os equipamentos necessários para a captura e para devolver esse animal ao seu habitat natural”.
O comandante também alertou sobre atitudes que podem colocar vidas em risco. “Não tente matar, alimentar ou capturar por conta própria. Isso pode causar perigo tanto para a pessoa quanto para o animal. O ideal é isolar o local, manter distância e informar à equipe onde o animal se encontra”.
Rangel Martins pediu atenção às famílias. “Não deixe que haja aproximação de crianças e animais domésticos. A segurança deve ser prioridade até a chegada dos bombeiros”.





