
O Brasil registrou uma redução de 26,8% nos casos de malária contabilizados entre janeiro e março deste ano, quando foram identificados 25.473 casos da doença, contra 34.807 casos no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados na sexta-feira (25) pelo Ministério da Saúde.
Segundo a pasta, o número de óbitos pela doença no país também apresentou queda, de 27%, no período entre 2023 e 2024. Foram contabilizadas 43 mortes no ano passado, frente às 63 registradas em 2023. Além disso, houve redução no número de casos da doença em três das cinco áreas especiais de vigilância em 2024.
O levantamento mostra que 99% dos casos da doença estão concentrados na região amazônica, abrangendo os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou o compromisso brasileiro de eliminar a malária e a importância de novas tecnologias para combater a doença, incluindo a adoção do antimalárico tafenoquina, um fármaco indicado para a cura da malária causada pelo parasita responsável por mais de 80% dos casos da doença em 2024.




