
Uma criança de sete anos de idade morreu neste domingo (15) na cidade de Joaquim Pires após ser atingida por um raio quando estava dentro de casa. O caso ocorreu na zona Rural do Município, no povoado Vaca Brava. Chovia no momento do ocorrido e a casa da criança foi atingida pelo raio.
A vítima foi identificada como sendo o menino e estaria usando o celular no terraço de casa quando foi atingido pela descarga elétrica.

Conforme o relatório da ocorrência, a Polícia Militar foi acionada para comparecer ao posto de saúde de Joaquim Pires. A equipe reportou a morte de um menino de sete anos por uma forte descarga elétrica.
“A família que levou ele até lá, tentaram de tudo para reanimá-lo, mas não conseguiram. A criança já se encontrava em óbito quando a guarnição chegou ao hospital”, relatou o sargento Vieira, comandante do GPM de Joaquim Pires.
O corpo da criança foi levado para o IML e liberado para a família para o velório e sepultamento. A PM reportou o caso para a Polícia Civil, que vai apurar a situação.
A cidade de Joaquim Pires vem sendo atingida por chuvas fortes nas últimas semanas. No último dia 09 de fevereiro, a cidade registrou acumulados de 82 e 61 milímetros, segundo dados do Cemaden e da Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec). Foram dois dos maiores acumulados de precipitação do Estado naquela ocasião.
Como se proteger de raios durante tempestades
As principais recomendações do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é evitar ficar dentro da água, não caminhar em áreas descampadas e não permanecer embaixo de guarda-chuva nem quiosque. O Elat orienta que, durante tempestades, as pessoas busquem opções mais seguras de abrigo, como veículos não conversível, com portas e vidros fechados, evitando contato com a lataria.
Em moradias e prédios, deve-se manter distância de redes elétricas, telefônica e hidráulica, assim como de portas e janelas metálicas. Outra opção, se tiver como, é procurar abrigos subterrâneos tais como metrôs ou túneis.
É recomendado, ainda, desligar aparelhos eletrônicos das tomadas e não utilizar aparelhos conectados às fiações telefônicas e elétricas. Manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água também é importante, bem como não carregar objetos pontiagudos ou longos como varas e canos. Não é recomendado andar de bicicleta nem de moto durante tempestades.




