
Durante o Carnaval de 2026, as agências bancárias em todo o país terão mudanças no horário de funcionamento. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial ao público nos dias 16 e 17 de fevereiro. As compensações bancárias, incluindo a TED, também não serão efetivadas nessas datas. Já o PIX seguirá operando normalmente, sem interrupções.
O diretor regional do Sindicato dos Bancários, Antonio Libório, reforçou a importância de os clientes se organizarem com antecedência.
“Até sexta-feira o expediente é normal, e aí a partir do sábado até a quarta-feira, de 12 horas, nós temos só o expediente interno, da parte do autoatendimento. No primeiro e no segundo andar a gente volta a atender normalmente a partir da quarta-feira, de 12 horas até as 15 horas. A gente sempre orienta que as pessoas antecipem seus pagamentos, agendamentos e depósitos”.
Libório também alertou para o aumento de golpes durante o período festivo, especialmente contra pessoas com pouca familiaridade com caixas eletrônicos.
“Nesse período aumenta o índice de golpes. Por isso, orientamos que quem precisar usar o autoatendimento traga alguém de confiança, da família ou vizinho, para auxiliar nos procedimentos. Muitas vezes golpistas se aproximam fingindo ajudar e acabam trocando cartões ou realizando saques e empréstimos indevidos”.
Em caso de suspeita de fraude, o diretor recomenda acionar imediatamente a polícia e utilizar os canais de bloqueio disponíveis nos cartões. “Todo verso de cartão tem um telefone 24 horas para bloqueio de senha ou cartão. Isso pode evitar que os golpistas causem danos maiores na conta”.
Com expediente reduzido e maior movimento nas agências na quarta-feira de cinzas, a orientação é clara: antecipar operações bancárias até sexta-feira anterior ao feriado para evitar transtornos e riscos.




